ARTIGO DE INTERESSE: Avaliação sensorial de produtos panificados com adição de farinha de bagaço de maçã.

Ciência e Tecnologia de Alimentos

versão ISSN 0101-2061

Resumo

COELHO, Laylla Marques e  WOSIACKI, GilvanAvaliação sensorial de produtos panificados com adição de farinha de bagaço de maçã.Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2010, vol.30, n.3, pp. 582-588. ISSN 0101-2061.  doi: 10.1590/S0101-20612010000300003.

A industrialização da maçã, em particular do suco, gera, no processamento, como principal resíduo ou subproduto, o bagaço, e como gerenciá-lo adequadamente está entre as prioridades das indústrias processadoras. A composição físico-química da farinha de bagaço de maçã apresentou, neste estudo, 43% de fibras em base seca. Os estudos sobre as fibras demonstram que elas exercem uma ação hipocolesterolêmica, reduzindo a digestão e a absorção dos lipídios dietéticos, aumentando a excreção fecal dos ácidos biliares e esteróis neutros, aumentando a produção de ácidos graxos de cadeia curta no cólon e diminuindo a porcentagem de ácidos biliares primários na bile. O objetivo deste estudo foi avaliar sensorialmente produtos panificados, adicionados de farinha de bagaço de maçã, e comprovar que a farinha de bagaço de maçã pode constituir fonte alternativa potencial de fibra alimentar para a formulação de alimentos panificados.

Palavras-chave : aproveitamento de resíduos agroindustriaisfarinha de bagaço de maçãfibras alimentaresprodutos de panificação.

 

ARTIGO ORIGINAL (FONTE): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

 

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “ARTIGO DE INTERESSE: Avaliação sensorial de produtos panificados com adição de farinha de bagaço de maçã.

  1. Caaara, esse artigo é muito interessante na área de alimentos. Cheguei até a ficar curiosa com o sabor desse pão, quero experimentar hahaha. Muito show!!!!

Responda o PET - Alimentos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s