OMS alerta sobre possível radiação ‘séria’ nos alimentos no Japão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira (21) que a radiação nos alimentos após o terremoto que danificou a usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, é mais séria do que os especialistas pensavam, apesar do avanço na batalha para evitar um derretimento catastrófico nos reatores.

(…)O chefe da agência atômica da ONU disse que a situação nuclear continua muito séria, mas que será resolvida. “Não tenho dúvida de que esta crise será superada eficientemente”, declarou Yukiya Amano, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em uma reunião do comitê de emergência. “Vemos uma luz para sair desta crise”, disse uma autoridade do governo japonês citando o primeiro-ministro Naoto Kan.

A preocupação é crescente sobre a possibilidade de partículas radioativas já liberadas na atmosfera terem contaminado fontes de alimentos e água. “Está claro que a situação é séria”, disse Peter Cordingley, porta-voz do escritório regional do Pacífico Oriental da OMS sediado em Manila.

“É muito mais sério do que qualquer um pensava nos primeiros dias, quando achávamos que este tipo de problema pode estar limitado a 20 ou 30 quilômetros. É seguro supor que uma parcela de produtos contaminados tenha saído da zona de contaminação.”

Ele disse entretanto não haver evidência de que alimentos contaminados oriundos de Fukushima tenham chegado a outros países. “As poucas medidas de radiação relatadas nos alimentos até agora são muito mais baixas do que ao redor de Chernobyl em 1986, mas o quadro total ainda está emergindo”, disse Malcolm Crick, secretário do Comitê Científico dos Efeitos da Radiação Atômica da ONU à agência de notícias Reuters.

Fonte: http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/oms-alerta-sobre-possivel-radiacao-seria-nos-alimentos-no-japao.html

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Responda o PET - Alimentos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s