O Que Faz Um Tecnólogo?

TECNÓLOGO EM ALIMENTOS
Fonte: Redação Brasil Profissões
O que é ser um tecnólogo em alimentos?: Tecnólogo em alimentos é o profissional formado em curso superior de tecnologia de alimentos, na área de beneficiamento e industrialização de alimentos. Esse profissional é quem planeja, elabora, gerencia e mantém os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos. Também é de responsabilidade desse profissional supervisionar as várias fases dos processos de industrialização de alimentos, desenvolver novos produtos, monitorar a manutenção de equipamentos, coordena programas e trabalhos nas áreas de conservação, controle de qualidade e otimização dos processos industriais do setor visando o desenvolvimento sustentável.

Quais as características desejáveis para ser um tecnólogo em alimentos?: Para ser um tecnólogo em alimentos é necessário que o profissional se interesse por todo o processo de produção dos alimentos, desde sua obtenção, até o consumidor final, bem como pelas suas características. Outras características desejáveis são:- responsabilidade- dinamismo- capacidade de observação- capacidade de organização- competência de liderança- fácil entendimento de processos- raciocínio rápido- metodologia- capacidade de lidar com as pessoas.

Qual a formação necessária para ser um tecnólogo em alimentos?: Para ser um tecnólogo em alimentos é necessário que o profissional seja formado em um curso superior de tecnologia de alimentos, conseguindo, assim, o diploma de tecnólogo. O tecnólogo, segundo Decreto 2208 de 17 de abril de 1997 deve ser considerado um profissional de nível superior e tem direito de realizar pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e / ou Lato Sensu (especialização). Tal modalidade de curso visa a formação de profissionais especializados em campos específicos do mercado de trabalho, por tal razão seu formato é mais compacto e sua grade curricular mais direcionada, tendo assim, duração média inferior à dos cursos de graduação regulares.

Principais atividades: Planejar o processo de beneficiamento dos alimentos, implementar, acompanhar e gerenciar todo o processo produtivo realizar controle de qualidade dos produtos e análises laboratoriais, gerenciar a logística da produção, como a estocagem, embalagem, agregação de valor, etc. gerenciar a utilização dos equipamentos, das técnicas e do maquinário estudar e trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas de conservação, embalagem, elaborar estudos e desenvolver pesquisas na área de conservação, desenvolver novos produtos elaborar projetos de redução de custos e maximização da margem de lucro.

Áreas de atuação e especialidades: Esse profissional trabalha no gerenciamento do processo produtivo e do beneficiamento de alimentos. Geralmente, esse profissional atua em fábricas, moinhos, institutos de pesquisas científicas e tecnológicas na área, laboratórios especializados em conservação de alimentos, instituições de ensino superior como pesquisador ou professor universitário, entre outros.

Mercado de trabalho: O mercado de trabalho para esse profissional é amplo, visto que, o Brasil é um país de economia muito baseada, ainda, nos produtos primários e na produção de alimentos. A crescente preocupação com a qualidade de vida e com a saúde também impulsionam essa área, bem como a busca pelo desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Curiosidades: A história dos cursos de tecnologia no Brasil remonta o final dos anos 60 e início dos 70, no âmbito federal de ensino e no setor privado e público, na cidade de São Paulo, quando aconteceram as primeiras experiências nesse sentido. O primeiro curso superior de tecnologia foi criado no Brasil no ano de 1969, na FATEC – SP, de Construção Civil, nas modalidades: Edifícios, Obras Hidráulicas e Pavimentação. Tais cursos foram reconhecidos pelo MEC em 1973. Durante a década de 70, essa modalidade de ensino passou por um período de crescimento, quando em 1979, o MEC mudou a política de estímulo à criação de cursos de tecnologia nas instituições públicas federais, sendo, os mesmos, extintos a partir dos anos 80. Em 1998, com o presidente Fernando Henrique Cardoso, ressurgem os cursos superiores de tecnologia, com nova legislação, que respondia às necessidades e demandas educacionais na sociedade brasileira. Na tentativa de aprimorar, fortalecer e dar mais prestígios aos cursos superiores de tecnologia, foi elaborado pelo Ministério da Educação, em 2006 o Decreto n° 5.773/06, que estabelece o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Esse documento, elaborado por profissionais da educação serve como guia para estudantes, educadores, instituições ofertantes, sistemas e redes de ensino, entidades representativas de classes, empregadores e o público em geral.

23 Respostas para “O Que Faz Um Tecnólogo?

  1. Erica

    Olá sou aluna do curso tbm, eu estudo na UFPB, e estou gostando bastante do curso, porém como é novo aqui tem apenas 2 anos, as vezes fico me perguntando quanto ao campo de trabalho, já pensei em mudar pois quase ninguém sabe desse curso sempre confundem com um curso técnico. Mas assim eu tô gostando bastante.

    • Olá Erica!

      O Curso de Tecnologia em Alimentos oferece um leque de variadas opções para área de trabalho, tanto em indústrias, como em laboratórios ou mesmo para cargos públicos. O Tecnólogo em Alimentos pode ainda continuar na carreira acadêmica, seguindo para Mestrado ou Doutorado, e atuar na docência, como professor (a) de alguma universidade (imagina professor de uma Federal!!).

      Segue firme pois o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos é INCRÍVEL!!
      =)

  2. Erica

    Bom dia eu estudo na UFPB, estou no 4ª período de Tecnologia em Alimentos porém ainda não sabemos ao certo qual o simbolo do curso, gostaria de saber qual é o de vocês?Pois quero fazer uma camisa personalizada. Obrigado.

  3. juliana

    olá, sou estudante também da UFPB do curso de tecnologia em alimentos, sendo que sou fera(vou iniciar o curso em outubro),estou um pouco receosa com o curso, pois abandonei o curso de bacharel em química para o de tecnologia de alimentos, o meu receio é o mercado de trabalho, pois o mesmo tem duração entre 3 ou 4 anos no minimo(quase o tempo de um curso bacharel).Gostaria de saber se os tecnólogos são desvalorizados por essa questão.

  4. vitor hidaka

    oi pessoal sou vitor eu estudo na Uepa e tbm estou gostando do curso de tecnologia de de alimentos !

  5. nathally

    Boa tarde , o simbolo de Tecnologia e diverso ou tem um padrão?? pois ja vi varias universidade com slogan diferente uns dos outros.

  6. rogercaranha@gmail.com

    Qual o teto salarial de um tecnólogo de alimentos?

  7. amauri

    eu queria saber o salario e como esta o mercado nessa nova profisao

    • Boa noite amauri!

      O salário inicial de Tecnólogo em Alimentos gira em torno de R$ 1.200,00 à R$ 1,500.00 reais.

      Já o mercado de trabalho está aquecido, com novos investimentos na área da industria de alimentos.
      Certamente o trabalho do Tecnólogo em Alimentos será valorizado ainda mais.

      Fica com Deus!

    • Terminei o curso, recebo um teto salarial de 4.000 Reais aqui no tocantins.

  8. eliza

    olá acabei de fazer vestibular para esse campus e gostaria de saber se fiz a escolha certa pois sinto uma enorme curiosidade em processo de alimentos ,acho que vou me dar bem

  9. ana paula

    muito legal…. Estou quase me formando em tecnologia de alimentos!!!!!!!

  10. Vou começar o curso tec. em alimentos em agosto, estou um pouco receoso, mas pretendo cursar e me formar. Sobre o curso gostaria de saber se após a formação é certo eu conseguir um emprego na área. E também se é uma carreira boa a seguir.

  11. Kamila Dias de Oliveira

    Fomacao otima

  12. Dayane

    Bom dia
    Qual conselho o Tecnólogo em Alimentos pode assinar…

  13. Marcos Daniel

    Irei prestar vestibular esse ano para tecnologia de alimentos na UEPA, estava com medo de jogar minha vaga para esse curso pois muitos diziam que não era um bom curso e que não tinha mercado de trabalho, porém, quando entrei nesse site e vi os comentários e posts, fiquei muito feliz e com mais vontade aida de fazer o curso.
    Entretanto, quando eu me formar neste curso e quiser fazer uma pós-graduação em algum outro curso parecido com T.A., qual seria ou quais seriam? Me responda por favor ..

Responda o PET - Alimentos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s